sexta-feira, 11 de junho de 2010

SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O Prof. Altair de História chamou atenção para um exercício fundamental na aquisição do conhecimento: o uso do dicionário. Ele deve ser ferramenta constante em seu estudo, pois termos próprios de cada área de conhecimentos, palavras ainda não conhecidas surgem a cada momento e é necessário sabê-las para que compreenda o texto que está estudando.

Nestas três questões temos algumas palavras que talvez você não conheça:
proposição- proposta, problema a ser solucionado, afirmação
bojo- saliência, barriga grande. Em uma frase pode representar algum elemento que faça parte de alguma coisa. Ex: No bojo das mudanças: um elemento que faz parte do conjunto das mudanças ocorridas no séc. XIX.
teoria- conjunto de princípios a serem postos em prática e confirmados, hipótese
método- ordem que se segue na investigação da verdade, modo de proceder.
sistemática- saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias ( teoria )
escrutínio- votação em urna, exame minucioso
restrito- limitado, apertado
estrutura- disposição e ordem das partes constitutivas de um todo.

IDADE MÉDIA - séc. V - XV dC
IDADE MODERNA - séc. XV - XVIII dC
IDADE CONTEMPORÂNEA - séc. XVIII - XX ( Neste período surge a Sociologia, como ciência da socieade )

AS QUESTÕES

QUESTÃO 51
A partir do século XIX, o ideal científico no campo da sociologia consistiu na formulação de teorias sobre o Homem e a Sociedade.
Acerca do pensamento científico sociológico, assinale a alternativa correta.
A) Os principais métodos nas ciências sociais em geral e na sociologia em particular excluem a observação sistemática de ambientes sociais, uma vez que os processos de interação entre os homens e os homens e o meio sociocultural são não-observáveis.
B) A pesquisa sociológica e a realizada nas demais áreas das ciências sociais independem da formulação de generalizações, uma vez que as relações entre os homens e os homens e o meio sociocultural pautam-se pelas particularidades.
C) As ideias científicas diferem do senso comum e de outras formas de conhecimento, pois devem ser avaliadas à luz de evidências sistematicamente coletadas e do escrutínio público.
D) O pensamento científico na sociologia deve estar comprometido com a ideia de que as teorias são temporariamente verdadeiras e que as questões nunca estão resolvidas por completo; nesse sentido, o pensamento científico sociológico se iguala ao senso comum.
http://www.ingresso.ufu.br/copev/vest20092/pdf/prova_fase1_dia1_tipo1.pdf
Analisando a questão e suas opções:
O enunciado pede que se analise elementos acerca do pensamento científico sociológico.
OPÇÕES:
A) Os métodos utilizados em Ciências Sociais são:
Indução: experimentação contínua, manipulação empírica (Roger Bacon)
Dedução ou dedutivo: encadeamento lógico de hipóteses (Descartes)
Dialética: penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno.
Tipos ideais:analisa fenômenos sociais a partir de modelos, de tipos ideais (Weber)
Funcionalista: método de interpretação no estudo da sociedade do ponto de vista da função de suas unidades.
Estruturalista:parte da investigação de um fenômeno concreto - chega-se ao nível abstrato por intermédio da construção de um modelo que represente o objeto de estudo, retomando por fim ao concreto; dessa vez como uma realidade estruturada e relacionada com a experiência do sujeito social. A observação é fundamental na investigação sociológica. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

B)Uma das características de um fato sociológico é a generalidade ou seja, o fato se repete em todos os indivíduos. Tem natureza coletiva ( Emile Durkheim ), tem características exteriores comuns. O desenvolvimento da teoria sociológica pode ser analisado de acordo com três grandes temas: generalizações, conceitos e esquemas de classificação e tipos de explicação. As relações entre os homens e o seu meio são relações sociais e portanto não são particulares. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

C)Os gregos romperam com o pensamento mítico e religioso que concebia o mundo como obra divina submetida aos desígnios do Criador. Buscaram explicar o mundo em suas bases materiais e objetivas. Romperam com o senso comum, a tradição e misticismo, desenvolvendo reflexão laica ( sem intervenção religiosa ) e independente, propria do espírito especulativo, que se debruçava sobre o mundo procurando entendê-lo em sua objetividade. Assim, criaram a Filosofia, abrindo caminho para a Ciência. ESTA OPÇÃO ESTÁ CORRETA

D)O pensamento científico jamais se iguala ao senso comum. Pelo contrário, busca as causas, os fundamentos que expliquem um fato em todos os seus aspectos. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

QUESTÃO 60
Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposições acerca da explicação do mundo social, pode-se afirmar:
A) a Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno e uma forma de conhecimento do mundo social, cujas
explicações são fundadas nas descobertas das ciências naturais e físicas, por pressupor uma unidade entre sociedade
e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no conhecimento.
B) os pensadores fundadores da Sociologia concentraram seus esforços em interesses políticos e, portanto, práticos,
face aos objetivos de contribuir para as transformações sociais e para a consolidação de uma nova ordem social diversa das sociedades feudal e capitalista.
C) a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista, com o consequente processo de industrialização e urbanização em países da Europa, contribuíram para o surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extinção.
D) a Sociologia surgiu no século XIX, vinculada à sociedade moderna, no contexto das transformações econômicas e sociais e no bojo das mudanças nas formas de pensamento, influenciadas pelas revoluções burguesas do século, bem como pelos ideais iluministas.
http://www.ingresso.ufu.br/copev/vest20092/pdf/prova_fase1_dia1_tipo1.pdf
Analisando a questão e suas opções:
O enunciado pede que se analise proposições acerca da explicação do mundo social,
OPÇÕES:
A)A questão remete ao pensamento moderno. Pensamento aqui se refere as idéias, as ideologias que toda sociedade gestou em seu tempo. Assim temos as 'correntes ideológicas'.
Pensamento Medieval- orientado pela Igreja Católica. O pensamento se caracterizava pelo Teocentrismo. A sociedade européia mergulhara em profundo misticismo. A Igreja exerce forte repressão aos avanços da ciência. Roger Bacon, defensor do método experimental, é morto na Inquisição. Enquanto isso, as civilizações sarracena e bizantina, apoiadas no legado greco-oriental, desenvolviam amplos estudos de astronomia, matemática, física e medicina. A partir do séc. XV entra-se na Idade Moderna. A efervecência cultural da Renascença impulsionou o estudo do homem e da natureza. O universo já não era mais aceito como obra sobrenatural, fruto dos preceitos cristãos. O espírito crítico do homem partiu para a ciência experimental a observação, a fim de obter explicações racionais para os fenômenos da natureza.
Nicolau Copérnico (1473-1543) formula a teoria heliocêntrica, que tratava do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.
Considerado o fundador da astronomia moderna e pai do heliocentrismo, Copérnico, prudente que era, divulgou suas observações e cálculos como uma hipótese, pois nessa época, por volta de 1530, a Igreja julgava e condenava como heresia, qualquer idéia contrária a que ela própria, a Igreja, defendia. Somente em 1543, mesmo ano de sua morte, Copérnico autorizou que um discípulo, George Rhäticus, publicasse sua obra “Sobre a revolução dos orbes celestes” não mais como uma hipótese, mas colocando a Teoria Heliocentrica como um modelo científico. Giordano Bruno (1548-1600), filósofo e teólogo italiano, publicou em 1584, o livro “De l´Infinito Universo i Mondi”, no qual defende o heliocentrismo e acrescenta: o Universo é infinito. Por essas e outras afirmações relativas à física, Giordano Bruno foi excomungado e queimado vivo pela Santa Inquisição no ano de 1600. Em 1609, um italiano chamado Galileu Galilei completa a teoria heliocêntrica. Teve o primeiro contato com as lunetas holandesas. Em 1610 fabricou uma luneta com aumento de nove vezes e diminuiu muito as distorções. No mesmo ano publicou o livro “Sidereus Nuncius” no qual descreveu suas observações como: os “planetas” que giravam em torno de Júpiter, as montanhas na Lua e milhares de estrelas. Galileu foi considerado perigoso pela Igreja, e enfrentou o tribunal da Inquisição em 1611, tendo como opções negar sua teoria ou a morte. Várias são as versões a esse respeito, mas o fato é que Galileu não foi queimado. Anos depois disso, foi condenado pelo tribunal da Santa Inquisição a prisão domiciliar e uma de suas obras Incluída no Index.
O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo. Aos poucos, o método experimental passou a ser o principal meio de se alcançar o saber científico da realidade. O ímpeto renascentista derrubou a Escolástica. A crítica, o naturalismo, a dimensão humanista culminaram no Racionalismo, no Empirismo cientifico dos séc. XVII e XVIII. A LETRA A É DESCARTADA AO SE SABER QUE A SOCIOLOGIA DATA DO SÉC. XIX NA IDADE CONTEMPORÂNEA.

B)Os fundadores da Sociologia desde o positivista Auguste Comte tinham como objetivo compreender e analisar as transformações sociais e econômicas que ocorriam durante a emergência do Capitalismo e não contribuir para estas transformações. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

C)A Sociologia é caracterizada pelo estudo das sociedades urbanas em sua dinâmica social, vivas portanto. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

D)ESTA OPÇÃO ESTÁ CORRETA E RESPONDE AO ENUNCIADO.

IMPACTO 2011- Aula 01 Frente 1
05. Assinale a alternativa correta. O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:
a) Manter a interpretação mágica da realidade, como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
b) Manter uma estrutura de pensamento mítica para a aplicação do mundo.
c) Condicionar o indivíduo, através dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos
deuses.
d) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de força transcendentais.
e) Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever e controlar os fenômenos sociais.
http://www.portalimpacto.com.br/

Analisando a questão e suas opções:
OPÇÕES:
A) Desde a Filosofia buscou-se a explicação racional, influenciando o surgimento da Ciência que se caracteriza por ter métodos e objeto de estudo. A Sociologia, enquanto ciência da sociedade a explicará por estes parâmetros e não através da mitologia. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

B)idem. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

C)A Sociologia, busca fornecer ao indivíduo ferramentas teóricas que o possibilitem analisar, interpretar, compreender sua realidade social, de forma a que tenha uma conduta consciente e crítica frente a esta realidade. Assim, jamais a Sociologia buscou condicionar o indivíduo a agir conforme a religião. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

D)A Sociologia mostra que os fenômenos sociais são produzidos pela atividade humana. ESTA OPÇÃO ESTÁ ERRADA

E)ESTA OPÇÃO ESTÁ CORRETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário